As melhores universidades estaduais e federais do Brasil


A folha de São Paulo divulgou uma lista completa com as 10 melhores universidades estaduais e federais para se estudar no Brasil. Foram usados muitos quesitos para a escolha final, pois assim como aconteceu em uma matéria exibida pelo “Fantástico”, onde uma estagiaria colocou comida na mangueira errada e acabou causando a morte por falta de boas referências.

Caso você tenha interesse em ingressar ou ingressar seu filho em uma universidade brasileiro dê preferências as 10 indicas abaixo:

1 – Universidade de São Paulo – USP

De acordo com o jornal, a USP é a e melhor universidade do país. Toda a tecnologia e estrutura que a universidade apresenta são referencia para os dados que levam o nome da USP como a melhor instituição do país.

A universidade disponibiliza aos estudantes 240 cursos de graduação. Na listagem de pós, a USP oferece 239 programas, que contem 607 cursos de diversos seguimentos e especialidades.

Conheça a instituição – http://www5.usp.br/

2 – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

A universidade disponibiliza 75 cursos de graduação aos estudantes. Na lista de pós-graduação, são 58 programas para doutorado. Mestrado ocupa 68 e cursos especializados são 81.

A universidade é a maior no estado de Minas Gerais. Os campus ficam situados em duas cidades:  Belo Horizonte e Montes Claros.

Conheça a instituição – https://www.ufmg.br/

3 – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

A instituição do Rio de Janeiro possui a disposição dos alunos 154 cursos de graduação que devem ser cursados presencial, mais três cursos que os alunos cursam à distância.

Na listagem de pós-graduação são 91 programas de mestrados, 82 na listagem de doutorado e 326 programas de especialização, que abrange diversas especialidades e setores. São mais de três mil doutores em todo o corpo docente. A Universidade é a maior federal em todo o país.

Conheça a instituição – www.ufrj.br

4 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

A instituição oferece 89 cursos de graduação que devem ser estudados de modo presencial. À distância são oito cursos. Na listagem de programas para doutorado a universidade oferece 68 cursos, mais 71 programas de mestrado.

A universidade fica situada em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. São oferecidos cursos de educação, ciências humanas e exatas e também na área de engenharia.

Conheça a instituição – http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial

5 – Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Com 66 cursos para graduação, a instituição oferece também 60 programas para doutorado, além de 66 para mestrado e ainda 16 programas de cursos de especialização.

A universidade é conhecida como a maior patente de pesquisas em todo o país.

Conheça a instituição – http://www.unicamp.br/unicamp/

6 -Universidade Estadual Paulista (UNESP)

A UNESP oferece aos estudantes 168 cursos de graduação, mais 108 cursos de mestrado e 85 doutorados.

A instituição é mantida pelo governo do estado de São Paulo.

Conheça a instituição http://www.unesp.br/

7 – Universidade Federal do Paraná – UFPR

São 115 cursos oferecidos pela instituição de ensino. Três deles podem ser cursados à distância. Na lista de pós-graduação são 93 cursos, junto com 66 mestrados e 40 opções para doutorado.

As instalações de universidade são espalhadas por diversos locais de Curitiba e também em algumas cidades do Paraná.

Conheça a instituição – http://www.ufpr.br/portalufpr/

8 – Universidade de Brasília – UnB

A universidade oferece 98 cursos de graduação, onde nove deles podem ser cursados no método a distância. Para especialização, mestrado e doutorado somam-se mais 203 cursos.

A universidade é a maior no centro-oeste do país.

Conheça a instituição – http://www.unb.br/

9 – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

São 84 cursos presenciais e mais 13 que podem ser cursados à distância. Para especialização, doutorado e mestrado são 161 cursos oferecidos aos estudantes.

O campus da universidade fica em Florianópolis e também em Santa Catarina.

Conheça instituição – http://ufsc.br/

10 – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

São 96 cursos a disposição do estudante. Três deles podem ser cursados à distância. Entre mestrado e doutorado são 116 opções ao estudante.

Sediada no Recife, capital do estado, a universidade atende mais de 31 mil alunos.

Conheça a instituição – http://www.ufpe.br/ufpenova/